Translate

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Papa Francisco nomeia Pós-Doutor em Direitos Humanos para o Brasil


  Lindomar Rocha Mota nasceu em 20 de novembro de 1971 em Arataca, diocese de Itabuna (BA). Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Belo Horizonte e Teologia no Ateneu Regina Apostolorum de Roma. Já no Pontifício Instituto Teresianum de Roma obteve a Licenciatura em Espiritualidade e fez o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Na Universidade de Coimbra, em Portugal, fez um pós-Doutorado em Democracias e Direitos Humanos.

lindomar-rocha-mota23012020.jpgEm julho de 1998 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Diamantina, na qual desempenhou inúmeros cargos, entre os quais reitor de Seminário, vigário paroquial e pároco. Também foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor na PUC de Belo Horizonte.
No momento, é pároco de Santo Antônio em Curvelo (desde 2019), diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (desde 2012) e Professor no Seminário Maior de Diamantina e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Direitos Humanos Brasil Relatório 2020 / Human Rights Watch Brazil Report 2020


Esse artigo pode ser lido em português e espanhol diretamente no site
https://www.hrw.org/world-report/2020/country-chapters/brazil


O governo Bolsonaro apresentou um projeto de lei que permitiria que policiais não fossem condenados por assassinatos. Suas políticas ambientais efetivamente acenderam  o sinal verde às redes criminosas que praticam extração ilegal de madeira na Amazônia e usam a intimidação e a violência contra povos indígenas, residentes locais, ativistas e agentes ambientais que defendem a floresta tropical e seus habitantes.  


Em 2016 o  Brasil já havia perdido 19,5% da Floresta Amazônica. Equivalente à metade do Estado do Amazonas 



The Bolsonaro government introduced a bill that would allow police officers not to be convicted of murder. Its environmental policies effectively give the green light to criminal networks that practice illegal logging in the Amazon and use intimidation and violence against indigenous peoples, local residents, activists and environmental agents who defend the rainforest and its inhabitants.


In 2016 Brazil had already lost 19.5% of the Amazon rainforest. Equivalent to half of the state of Amazonas





 










Na imagem acima, composição de imagens de satélite do projeto Prodes, que mostra em verde as áreas preservadas de floresta; em vermelho, áreas de cerrados e cerradões; e, em amarelo, as áreas originais de floresta desmatadas. Imagem: Prodes/Inpe/Divulgação

In the image above, composition of satellite images of the Prodes project, which shows in green the preserved areas of forest; in red, areas of cerrados and cerradões; and, in yellow, the original deforested forest areas. Image: Prodes / Inpe / Divulgação

Necropolítica: por Achille Mbembe

No ensaio onde Achille Mbembe teoriza o conceito e cunha o termo Necropolítica, ele pontua em especial o Estado Moderno, focando s...