Reuters/StringerFonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2020-04-27/china-retoma-aulas-de-ensino-medio-com-fortes-acoes-de-seguranca-contra-covid-19.html
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Foto: Reuters/Stringer |
Conscientes do prolongamento do confinamento social, os diretores das escolas e a administração pública se preocuparam em dar uma resposta à sociedade, no que se refere à existência da escola como parte integrante da estrutura social, sem refletir sobre a continuidade das atividades escolares dentro do caos. Considerando o insólito da situação atual - mesmo que em outros momentos da história das sociedades tenha havido circunstâncias análogas - não condeno essa atitude de trazer a escola para dentro das casas, substituindo os professores por algum membro das famílias. Com todos os problemas decorrentes do confinamento das famílias dentro de casa, a ausência de rotina escolar é apenas um deles, os profissionais do ensino buscaram amenizar a ansiedade das famílias, na parte que lhes cabia. Criando uma alternativa de ocupação para as crianças, respondiam às famílias dentro da mesma lógica econômica da concorrência e da produtividade. Alguns pedagogos se perguntam se muitos jovens vão deixar de querer frequentar escola. Vão. Se a escola não fizer a transição entre o caos atual e o necessário e novo significado da escola, muitos não vão querer voltar.
Na volta do confinamento social, a escola encontrará:
- crianças que perderam pessoas queridas;
- crianças que não conseguiram estudar;
- crianças que vivenciaram tragédias de violência doméstica;
- crianças cujos pais perderam o trabalho, e passaram fome;
- crianças que têm algum membro da família em convalescença, ou ainda hospitalizado;
- muitas escolas, centenas, em luto porque tiveram pelo menos um funcionário morto pelo covid-19.
E a escola pós pandemia terá que :
- focalizar na recomposição da comunidade escolar, através e no luto:
- fazer uma reflexão conjunta, crianças e comunidade escolar, dessa experiência de 2020 no sentido da ecologia, da solidariedade comunitária, do papel do governo/Estado;
- assumir prioritariamente o seu papel de ambiente de troca afetiva, social e comunitária, antes de retomar seu papel de ambiente de troca de conteúdo acadêmico;
- e essencialmente, fazer a transição consciente, refletida, cadenciada entre o caos que estamos vivendo e a retomada do funcionamento global da sociedade
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