Translate

terça-feira, 7 de maio de 2019

Ciências Sociais e Humanidades não são um luxo

No Brasil as ciências sociais, humanidades e pensamento crítico não são luxos. Nem podem ser reservados aos ricos.

Intelectuais do mundo, entre os quais Judith Butler, Eric Fassin, David Paternotte  e Achille Mbembe, se assustam com a decisão do governo brasileiro de reduzir investimentos em Educação nas disciplinas de humanidades.

Os investimentos em Educação não estão programados para retorno imediato. Os resultados são para se consolidarem na atual e as futuras gerações. Os governos e as políticas públicas cuidam da qualidade de vida das pessoas, das populações, que não podem ser privadas da compreensão de sua realidade nem da capacidade de elaborar pensamento crítico.

Artigo do jornal francês Le Monde mostra a preocupação da comunidade intenarcional com essas medidas de empobrecimento da Educação no Brasil:

https://www.lemonde.fr/idees/article/2019/05/06/bresil-les-sciences-sociales-et-les-humanites-ne-sont-pas-un-luxe_5458932_3232.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não têm moderação prévia, podem não refletir a opinião do blog, mas serão apagados todos os que contiverem palavrões ou agressões de qualquer natureza.

Necropolítica: por Achille Mbembe

No ensaio onde Achille Mbembe teoriza o conceito e cunha o termo Necropolítica, ele pontua em especial o Estado Moderno, focando s...